Casa da Leitura

 

Para o município de Nova Europa / SP, a Casa da Leitura Itaquerê representa um importante portal para a comunidade em relação ao acesso à informação, ao conhecimento, à cultura e ao lazer, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participantes. Sua implantação ocorreu no ano de 1990 e foi iniciada com um acervo de aproximadamente 400 livros. Desde a sua fundação é mantida única e exclusivamente pela Usina Santa Fé, que arca com todos os custos de seu funcionamento. Está localizada na Rua Prudente de Moraes, 670, no centro de Nova Europa – SP.

 

Atualmente, a Casa da leitura registra aproximadamente 17.700 obras cadastradas, dessas, aproximadamente 50% da aquisição ocorreu por doações, e os outros 50% do acervo foram comprados com recursos financeiros direcionados a ela. Por mês são atendidas em média 800 pessoas, que retiram aproximadamente 1.000 livros.

 

O projeto da Casa da Leitura elaborado no ano 1990 previu a constituição mista de uma biblioteca pública e escolar simultaneamente, deste modo, uma importante oportunidade que ela oferece à sociedade, é sua constituição como um centro irradiador de incentivo e fomento à leitura para todos os segmentos da sociedade. Consideram-se como fundamentos da biblioteca, a informação, a educação e a cultura, tendo como princípios: o apoio ao processo de ensino/aprendizagem; o estímulo à imaginação e criatividade; a promoção do conhecimento sobre a herança cultural e a viabilização ao acesso às informações da comunidade local.