CECOI

 

O CECOI Centro de Convivência Itaquerê é um dos projetos do Instituto de Desenvolvimento Social Itaquerê, e atende toda a comunidade do seu município e de cidades vizinhas, como Tabatinga, Curupá e Gavião Peixoto.

 

São atendidas em média, por semestre, 400 crianças e adolescentes. As atividades são ministradas de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00 horas, e aos sábados das 8:00 às 11:00 horas, sendo que os alunos participam das atividades em período extra-escolar.

 

As dependências da instituição contam com sala de informática, salas de aula onde são ministradas suas atividades, sala de vídeo, sala de leitura – mini biblioteca, parquinho, quadra de vôlei e basquete, campo de futebol, barracão onde são realizadas suas tradicionais festas, oficina de reciclagem e uma vasta área ao ar livre, em meio às árvores frutíferas e nativas, de médio e grande porte.

 

Durante o ano letivo o projeto proporciona aos alunos devidamente matriculados e comprometidos diversas formas de incentivo, através da participação nas seguintes atividades:

 

  • Tradicionais festas – boas vindas, páscoa, festa junina, dia das crianças, carnaval fora de época e natal.
  • Concursos com ótimas premiações – festival de leitura, olimpíada de tabuada e concurso de redação.
  • Passeios – ao fim de cada semestre o CECOI realiza seus tradicionais passeios ao cinema do Shopping Jaraguá – Araraquara-SP, ao parque ecológico de São Carlos - SP ou ao zoológico de Bauru-SP, onde são presenteados os alunos que tiverem apenas 1 falta durante todo o semestre.
  • Visitas a asilos e orfanatos – como uma das propostas do CECOI é ser também um centro de inclusão social e solidariedade, os voluntários e alunos tem uma tradicional missão no encerramento de cada ano, que constitui na visita e entrega de presentes aos asilos e orfanatos das cidades vizinhas.

 

Todas as atividades descritas não têm nenhum custo para os participantes, o custo das viagens e demais gastos são todos por conta da Usina Santa Fé.

 

A instituição conta com apenas 8 funcionários, que são contratados de acordo com a CLT pela Usina Santa Fé, pois a base desse projeto é o trabalho voluntário, é ele quem dá vida e faz com que as coisas aconteçam. Atualmente são 26 voluntários comprometidos com o trabalho, que atuam nas mais diversas áreas.

 

O voluntariado sempre fez parte da história, pois sua essência se baseia neste princípio e acredita no potencial transformador que o trabalho voluntário representa para o crescimento da instituição e do próprio indivíduo.